Afeganistão. Exatamente uma semana depois do domínio da capital Cabul pelos talibãs, lideranças mundiais começam a se posicionar diante da situação caótica do país, que viveu 7 dias intensos.
Como estão as coisas por lá? Além da transição social e nos comportamentos, mais de 20 mil pessoas — dentro e ao redor do aeroporto — aguardam, na expectativa de conseguir voos para deixar o país nos próximos dias.
- O tumulto é tanto que, ontem, inclusive, militantes do Talibã dispararam tiros para o alto dentro do local na tentativa de manter a organização das filas.
A reação dos americanos…
Com a gravidade da situação e a pressão internacional, o presidente americano ordenou ao Pentágono que acione companhias aéreas americanas para auxiliarem na retirada de pessoas — e não só americanos — do país.
- A preocupação maior é que afegãos que foram vinculados aos americanos nos últimos 20 anos sejam excomungados e estejam em grande risco sob controle dos talibãs. Segundo Biden, 28 mil pessoas já foram retiradas do país no mês de agosto.
A relevância: Essa é apenas a terceira vez na história que o governo americano ordena que empresas aéreas comerciais contribuam em esforços miliares. Obrigatoriamente, nas próximas semanas, 18 aviões deverão realizar voos específicos para ajudar na retirada.
Enquanto isso… A ONU pediu que os países que fazem fronteira com o Afeganistão, ou estão próximos, deixem suas “portas” abertas para receber entrada de imigrantes. Há quem já esteja construindo muros pra evitar refugiados.
O Reino Unido também se envolveu. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, marcou para amanhã uma reunião virtual com os membros do G7. A ideia é discutir a crise e encontrar maneiras de evitar que as condições piorem.
As principais manchetes pelo mundo 🌍
- Três é bom. Israel constata que 3ª dose da vacina ofereceu cinco a seis vezes mais proteção após dez dias em relação a doenças graves e hospitalização de COVID.
- Chove muito nos EUA. Mais de 50 milhões estão em alerta no país com os riscos da tempestade Henri. Na região de New York e New Jersey, mais de 135 mil já estão sem energia.
- Mudou de lado? Trump é vaiado por seus apoiadores em comício após defender vacinação.
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.