O atentado no Afeganistão

Bad news. Ontem, duas explosões terroristas deixaram várias vítimas no aeroporto de Cabul, no Afeganistão — que já estava em caos desde que o Talibã tomou o poder.

  • Até o momento, já foram confirmados 13 militares americanos e 60 civis como vítimas, e uma das bombas parece ter sido um ataque suicida. 

Quais os responsáveis? O braço afegão do Estado Islâmico — o Estado Islâmico-Khorasan —, que é rival do Talibã e já assumiu a autoria do atentado.

Um pouco de contexto… No ano passado, foi assinado um acordo entre EUA e Talibã, que levou a um pacto para a retirada das tropas. O EI não gostou nada disso e acusa os talibãs de abandonarem a causa jihadista — o ponto que têm em comum.

  • Biden avisou: O presidente americano já tinha afirmado, mais cedo, que existia um risco agudo e crescente de ataque no aeroporto por parte do EI-K.

Inclusive, Joe mostrou seu lado duro…

O presidente norte-americano se pronunciou e disse que vai caçar os responsáveis e fazê-los pagarem por isso — “Não perdoaremos e não esqueceremos”.

Biden ordenou que seus comandantes desenvolvam planos para atacar os principais ativos, liderança e instalações do Estado Islâmico, dizendo que os EUA responderão com força e precisão no tempo, lugar e momento que escolherem. Conflito à vista?

O que mais é bom saber ao redor do mundo:

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BRASIL

Sem Telegram nas eleições?

Em avaliação. O aplicativo de mensagens Telegram — usado ou quando o WhatsApp fica fora do ar ou para aquele grupo

EXTRA

Meteu essa, Ney?

6 milhões de reais. Esse foi o valor gasto investido por Neymar da Silva Santos Júnior na compra de dois NFTs da coleção

ECONOMIA

Ficamos atraentes de novo?

Venham, dólares, venham. Segundo estimativas das Nações Unidas, o fluxo de Investimento Estrangeiro Direto para o Brasil cresceu mais de 100% no

DICAS

Do nothing & chill ✌️

A única coisa melhor do que saber que é sexta-feira, é poder contar com as nossas dicas do final semana. Mergulhe em