Onde a mudança do Imposto de Renda te afeta?

Mais um passo. Ontem, a Câmara aprovou uma proposta que prevê uma correção nas faixas do Imposto de Renda. Caso a mudança passe no Senado e seja sancionada, mais de 5 milhões de novos brasileiros devem ficar isentos do tributo.

Explicando…

  • Hoje, quem ganha até R$ 1.903,98 livres por mês está isento do imposto. Com o projeto, o valor subiria para R$ 2,5 mil, englobando (bem) mais pessoas.

Outro ponto da reforma é a redução de 15% para 8% na alíquota do Imposto de Renda das empresas. Para “compensar” essa diminuição, uma das saídas foi a tributação de lucros e dividendos. 

Inicialmente, o texto-base previa uma taxa de 20% — o tributo é zerado desde 1995 —, mas, ontem, foi aprovada a redução para 15%.

Na prática… Se você é sócio de uma empresa pagadora de dividendos, vai ter que pagar imposto sobre eles (se não estiver fora das exceções).

Isso, inclusive, impactou na Bolsa: 

O Ibovespa caiu 2,28%, aos 116.677 pontos ontem. O imposto sobre os dividendos trouxeram uma preocupação acerca do que vai compensar esse ajuste. 

De fato, algumas ações até sentiram a aprovação do texto. Os bancos, que costumam ser grandes pagadores de dividendos, chegaram a cair até 5%.

O que mais é destaque economicamente falando?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta