Bolsonaro altera Marco Civil da Internet

O que pode e o que não pode? O presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória que limita a remoção de conteúdos nas redes sociais. Vamos explicar…

Nos últimos tempos, vimos vários conteúdos sendo excluídos da internet por serem considerados mentirosos — as famosas fake news — ou discurso de ódio.

  • Trump, por exemplo, se tornou um fantasma digital desde que foi excluído das redes sob acusações de incitação à violência.

De um lado, há quem pense que a exclusão de posts é vantajosa para garantir uma segurança a mais contra informações falsas. Para outros, a decisão do que é excluído é feita de forma arbitrária, havendo uma ameaça à liberdade de expressão, prevista na Constituição.

O que diz a MP editada por Bolsonaro?

O intuito é estabelecer direitos e garantias aos usuários, definindo as regras para que o conteúdo seja “moderado”. É preciso haver justa causa e motivação para cancelar ou suspender algum perfil, e o usuário tem o direito a pedir recurso.

  • Caso a atitude tomada pela rede social seja considerada indevida, o conteúdo excluído deve voltar normalmente.

O grande ponto: A MP diz que as plataformas não podem censurar um pensamento de ordem política, ideológica, científica, artística ou religiosa.  A grosso modo, o Facebook e o Twitter, por exemplo, não poderão mais moderar o conteúdo de suas redes.

P.S: A MP vale por até 120 dias, mas precisa da aprovação do Congresso para se tornar definitiva, e alguns parlamentares já se articulam para derrubá-la.

Por falar em Internet e política…

Hoje, acontecerão em todo o país manifestações políticas a favor e contra o presidente e os hackers escolheram seu lado…

  • O grupo Anonymous invadiu o site da FIB Bank — que ofereceu uma garantia financeira de R$ 80,7 milhões no contrato entre a Precisa e o Ministério da Saúde — convocando a população para os atos contra o presidente.

Clique aqui para ver o vídeo na íntregra. Veremos o desenrolar do dia de hoje…

O que mais é destaque no país?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta