Você deve se lembrar dos casos de COVID-19 registrados em cruzeiros marítimos, deixando os navegantes quase que à deriva em alto-mar. Com isso, a temporada foi interrompida e, até hoje, muitos navios permanecem nos portos de origem.
- Com a melhora da situação pandêmica, já se previa uma retomada para o dia 05 de novembro em Santos, por exemplo.
No entanto… A Anvisa divulgou que ainda não autoriza a realização da temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 em toda a costa brasileira. Além disso, a Agência disse que não é possível prever se essa decisão será reavaliada até o final do ano.
O motivo? Segundo a Anvisa, as evidências sanitárias e epidemiológicas — taxa de incidência de COVID-19, letalidade, transmissão, cobertura das vacinas etc. — ainda não autorizam essa reavaliação.
A relevância: A autorização era aguardada com grande expectativa há meses pelas operadoras, que estão com suas operações prejudicadas, mesmo vendo o fluxo de viajantes em aeroportos e hotéis voltar a crescer gradualmente.
Estima-se que o retorno geraria aproximadamente 35 mil empregos diretos e indiretos, com um impacto na economia de cerca de R$ 2,5 bilhões.