Como os dias da semana influenciam no seu apetite ao risco

O calendário semanal como conhecemos é uma invenção 100% humana. Ao contrário das estações, que seguem o curso da posição do planeta em relação ao sol, a segunda-feira foi inventada pelo homem nos últimos milênios.

Explicando melhor… Por mais que a semana de sete dias tenha sido moldada a partir dos ciclos naturais do sol e da lua, ela não possui uma relação tão causal quanto a do verão, em que a Terra fica mais perto da estrela que nos aquece.

Dito isso, podemos passar para a parte interessante. Um estudo recente durante a pandemia identificou que a semana com 7 dias influencia diretamente a nossa tomada de decisão. Hoje, inclusive, você tem mais apetite ao risco do que terá na quinta.

Como assim? A pesquisa — complementar a um estudo de 2016 — analisa vários fatores, desde jogos de xadrez até dois tipos de rotina diferentes na pandemia, e identificou que nossa tolerância ao risco varia ao longo da semana.

  • Para visualizar melhor, pense nisso como uma escada em que a sexta-feira é o topo e, conforme você desce, menor é seu apetite para coisas arriscadas.

Por que falar nisso? Se o ciclo semanal de sete dias pode ter consequências inesperadas para a tomada de decisão das pessoas, um determinado dia pode influenciar todo o curso de uma vida, do mercado de ações ou, até mesmo, de uma eleição.

Zoom out: Se você está decidido a deixar seu trabalho ou terminar um relacionamento hoje, talvez seja melhor esperar e verificar novamente mais tarde na semana, quando seus níveis de risco terão diminuído. risos.

De um jeito ou de outro, se achou interessante, você pode ler mais sobre isso clicando aqui.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta