Aukus: EUA, Reino Unido e Austrália contra a China

Acordo histórico. O Reino Unido, a Austrália e os Estados Unidos têm mais em comum do que apenas a língua oficial: querem segurar a China.

  • Foi firmado um pacto militar entre esses países — a maior parceria no setor de defesa em décadas — para conter a China na região do Indo-Pacífico.

De onde vem isso?

Ocidente tem olhado desconfiado para o investimento chinês em infraestrutura nas ilhas do Pacífico, além das sanções comerciais contra algumas nações, como a Austrália.

O país também vem sendo acusado de aumentar as tensões em territórios disputados. Nos últimos anos, a China teve um dos maiores gastos militares da história.

Os objetivos:

Segundo os líderes de governo dos três países, o intuito é promover a segurança e a prosperidade na região. Há quem diga que este seja o início da 1ª marinha global da história.

O acordo envolve a construção de submarinos de propulsão nuclearinteligência artificialtecnologia quântica e cibersegurança.

O país da Oceania abandonou o combinado, o que pode custar US$ 65,7 bilhões para os franceses. A UE, para não ficar pra trás, já lançou sua própria estratégia Indo-Pacífico para fortalecer sua presença militar e diplomática na região.

Outros destaques ao redor do mundo:

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta