Evergrande faz um grande estrago

Ontem, renovamos mínimas. Por causa das chances da incorporadora chinesa Evergrande não pagar sua dívida de US$ 305 bilhões, que vence na quinta-feira, o Ibovespa atingiu o seu patamar mais baixo do ano — acompanhando Wall Street.

📊 Ibovespa: -2,33% | 108.843 pontos

Você deve estar se perguntando… “O que o mercado brasileiro tem a ver com isso? Está tudo conectado. O momento de crise da incorporadora mostra que o setor de construção civil na China está desacelerando.

  • Desaceleração da construção civil na China —> menor demanda do minério de ferro importado do Brasil.

Outro ponto é o medo de um impacto no crédito e no setor financeiro, com investidores buscando ativos mais seguros e deixando países emergentes de lado.

Vale lembrar que o minério já vem sofrendo baixas recentes — também por causa da política chinesa de reduzir a produção de aço, visando metas ambientais — e acumula queda de 55% em apenas dois meses.

Vale bem fundo: As ações da companhia, diretamente ligada ao minério, caíram 3,3% ontem, apesar do dividendo de R$ 8,10.

O que mais é importante saber economicamente falando?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão