Money talk. Se nos últimos meses você não ouviu alguém querendo te vender formas de ganhar dinheiro investindo ou de enriquecer sem tirar o cafézinho, você provavelmente não está habitando o mesmo planeta em que essa newsletter é escrita.
Brincadeiras à parte… Milhares de jovens se tornaram influenciadores digitais e estão usando plataformas como TikTok e Instagram para ensinar finanças de forma mais fácil e atraente para o público mais novo, que é maioria nas redes sociais.
O fenômeno é tão grande que a Bloomberg denominou essa categoria de influenciadores como “Finfluencers”, e, num relatório recente, mostrou que alguns já estão ganhando mais que os próprios banqueiros de Wall Street. Algo em torno de 500 mil dólares por ano.
A tendência é mundial… 🤑
Durante a pandemia, parece que o interesse por finanças e investimentos disparou no mundo todo e que as pessoas colocaram mais atenção no mercado financeiro. Três dados recentes comprovam isso:
- Os downloads de aplicativos de finanças aumentaram em 20%;
- O tempo gasto em apps financeiros aumentou em 90% (em escala de horas);
- Os aplicativos de negociação e investimento também viram o tempo de uso aumentar em 135%.
Olhando para o Brasil 🇧🇷
Do início da COVID-19 pra cá, foram mais de 1 milhão de novos investidores na bolsa brasileira, que está quase atingindo a marca de 4 milhões no total.
A idade diminuiu… Até 2017, a bolsa de valores brasileira era dominada por pessoas entre 40 e 59 anos, mas, depois disso, a faixa dos 25 aos 39 anos passou a ser a média de idade predominante entre as pessoas físicas.
Oportunidade x Risco
👍🏻 Se você é do setor de finanças, fazer parceria com esses influenciadores pode ser uma bela forma de acessar mais rápido o público jovem que, pela idade, terão um LTV — basicamente o tempo útil como cliente — mais alto.
👎🏻 Por outro lado, o algoritmo das plataformas prioriza o que engaja e não necessariamente o que é bom. Isso acaba abrindo espaço para picaretas e oportunistas, que prometem milagres ultra-atraentes para os investidores mirins.