A substituição de Angela Merkel 

Depois de 16 anos com Angela Merkel como chanceler, os alemães foram às urnas ontem para decidir — indiretamente — quem entrará no seu lugar, que equivale ao cargo de primeiro-ministro.

“Como assim, indiretamente?” O sistema eleitoral da Alemanha é bem diferente do nosso. A grosso modo, funciona assim:

  • Os eleitores votam em deputados ou apenas no partido. A sigla que obtiver a maioria dos votos pode formar coalizões — nome mais político para alianças  — com outras legendas, para, assim, formar o novo governoO líder do partido vencedor se torna o chanceler.

E aí, quem ganhou?

Ainda não há um resultado, mas, sem levar em conta os votos por correspondência, as pesquisas de boca de urna apontaram um empate entre a centro-esquerda e a centro-direita.

Só depois que o resultado for definido é que os partidos vão formar as coalizões para decidir quem vai suceder Merkel. Isso pode ser rápido ou demorar meses…

  • Qual a relevância? A Alemanha tem um papel crucial na organização geopolítica da União Europeia e da Europa como um todo, sendo a maior economia do continente.

Merkel conduziu a potência em meio a crises financeiras, migratórias e de saúde. Quem vencer já chega com o desafio de suceder uma figura tão simbólica mundialmente quanto Merkel foi.

Extra: Os alemães também votaram no que muitos consideram “problema da habitação” e aprovaram uma lei que pode mudar a dinâmica de propriedades de terras.

O que mais é bom saber ao redor do mundo?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ