Facebook, Instagram e WhatsApp ficam fora do ar por +6 horas

Como foi sua tarde ontem? Se você é um dos que se deu conta de que pega mais seu celular para abrir o Instagram ou o WhatsApp do que imaginava, bem-vindo ao clube. risos. Aqui está o que sabemos sobre o ocorrido.

Por volta do meio dia, todos os aplicativos do grupo Facebook ficaram fora do ar e, ao contrário do que muitos esperavam, não foram apenas alguns minutos. Ao todo, foram mais de 8 horas até o retorno completo e estável das plataformas.

O motivo? Ainda é desconhecido ou, ao menos, não foi divulgado. O que se sabe é que, em um determinado momento da tarde, até mesmo o domínio facebook.com estava disponível para leilão na internet — suspeita-se que seja uma falha no DNS.

Indo além do óbvio — talvez até demais…

O problema foi global e aconteceu logo após uma entrevista bombástica sobre a plataforma. Frances Haugen, ex-gerente de produtos do Facebook, fez acusações graves em um dos maiores programas da TV americana, o 60 Minutes.

Segundo os documentos apresentados pela ex-funcionária, o Facebook sabe que suas plataformas são usadas para espalhar ódio e fake news, mas prioriza o lucro, deixando, muitas vezes, de limitar esses conteúdos por causa de engajamento.

O fato é… Mais de 3,5 bilhões de pessoas são altamente dependentes das plataformas para se comunicar e, com um faturamento diário de R$ 1,7 bilhão, as mais de 6 horas fora do ar fizeram a empresa perder quase R$ 500 milhões em receita.

Last but not least, um efeito interessante: O Twitter, que serviu de backup para a maioria dos millennials e Gen Zs, teve tantos acessos simultâneos que também sofreu instabilidades pelo congestionamento de usuários. Batemos um recorde de likes por lá, inclusive.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

DICAS

Eu ouvi sextou?

Já deu pra sentir aquele gostinho do final de semana chegando? Se ainda não bateu a animação, siga as nossas dicas