China promete reunificação, mas Taiwan rejeita

Taiwan diz não. Parece que a China tirou o mês de outubro pra provocar Taiwan e você deve ter visto algo sobre isso recentemente. O conflito não é de hoje, mas, nos últimos 10 dias, as coisas foram mais sérias do que nos últimos 40 anos.

Contexto: Taiwan é uma ilha que se separou da China e possui um governo independente e um processo de eleições democráticas. O governo chinês, no entanto, não reconhece a independência e tem intensificado as ameaças para (re)conquistá-lo.

Ontem, durante um feriado nacional que comemora a “libertação”, a presidente do Taiwan disse que o território “continuará a reforçar suas defesas” para garantir a autonomia da ilha frente à pressão da China, e que não se curvará à pressão.

Não é uma questão local… 🇨🇳 x 🇺🇸

Os Estados Unidos estão envolvidos e parecem estar do lado de Taiwan. Na sexta-feira, relatos mostraram que Forças de Operações Especiais americanas vêm treinando tropas de Taiwan em segredo há alguns meses.

Por quê? Talvez porque Taiwan seja o 9º maior parceiro comercial e o 7º maior destino para as exportações agrícolas dos Estados Unidos, ou, simplesmente, por ter quase 100 bilhões de dólares em jogo anualmente.

O problema: O Partido Comunista Chinês não só repudiou a conduta norte-americana, como também reforçou que não reconhece o governo de Taiwan, prometendo uma “reunificação pacífica” com o território. Os próximos dias são decisivos…

O que mais é destaque ao redor do mundo?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

NEGÓCIOS

Avisa lá que a Audi voltou

Q3 de volta. Ontem, a Audi anunciou um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de seus veículos no Brasil, depois