Novo Ensino Médio terá escolha de grade e aumento na carga horária

Mudanças na educação do país. A partir do ano que vem, o Ensino Médio passará por uma mudança em sua carga horária e no conteúdo passado nas aulas de aula. Dentre outras mudanças menores, as mais relevantes são:

  • Carga horária sobe de 4 para 5 horas diárias;
  • As disciplinas precisarão conversar entre si e não mais serem tratadas como separadas — interdisciplinaridade.
  • Cada aluno poderá montar sua “grade”, escolhendo as áreas de maior interesse.

Por que falar disso agora? Especialistas já começaram a alertar que o nível econômico dos estados, a organização das redes de ensino e os recursos disponíveis interferem na forma como as mudanças serão implementadas.

Em Alagoas, por exemplo, uma parte dos alunos já poderá escolher as áreas de aprofundamento, enquanto, no Rio, isso só será implementado em 2023.

Para muitos, no entanto, essa mistura de conhecimentos básicos de todas as disciplinas com conteúdo aprofundado focado nos interesses de cada indivíduo tem potencial de otimizar o aprendizado e já é comum em países da Europa e EUA.

O que mais é relevante por aqui?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta