STF derruba comercialização de remédios para emagrecer

Pílulas de emagrecimento. O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, ontem, por 7 votos a 3, uma lei que permitia a produção, comercialização e consumo de quatro dos principais medicamentos para emagrecimento no Brasil.

Quais? Sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. Até ontem, os medicamentos podiam ser vendidos mediante receita médica específica, mas não eram recomendados pela Anvisa — por ter impactos desconhecidos no organismo.

A relevância disso: Além do mercado de produtos para emagrecimento ser bem grande, a obesidade em si é um grande problema de saúde pública no Brasil. Estima-se que mais de 500 comorbidades estejam cientificamente associadas ao excesso de peso.

Zoom out: A taxa de obesos na população brasileira só cresce, e a decisão pode agravar essa situação. Nos últimos 20 anos, a proporção de obesos na população acima de 19 anos passou de 12,2% para 26,8% — mais que dobrou.

O que mais é bom saber por aqui? 🇧🇷

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo