Leitura de relatório é adiada e os próximos passos da CPI

Quase lá. Depois de 6 meses de sua criação, a Comissão Parlamentar de Inquérito parece estar chegando ao fim — ou, ao menos, ao relatório final. O texto, que basicamente resume os fatos e depoimentos coletados desde abril, é a conclusão da investigação realizada.

Para refrescar a memória… O objetivo da CPI é investigar supostas omissões e irregularidades nas ações do governo federal durante a pandemia da COVID-19 no Brasil.

Ontem, o presidente da CPI, Omar Aziz, adiou a leitura oficial do relatório final para quarta-feira. O senador reforçou a necessidade de mais prazo para analisarem detalhes e acertarem as divergências ainda existentes no parecer final.

Qual a função do relatório?

Orientar quem realmente pode tomar alguma atitude. Por maior que seja o “barulho” da CPI, ela não tem poder jurídico para denunciar ou punir, somente de investigar. É o Ministério Público que pode fazer isso.

O relatório, no entanto, é fundamental. É o que irá expor com detalhes tudo que foi apresentado nos últimos meses para as autoridades, pelos depoimentos e documentos reunidos.

O que acontece daqui pra frente?

Ao apresentar o relatório depois de amanhã, Renan Calheiros (relator) precisa que a maioria de seus colegas o aprovem para que prossiga para o Ministério PúblicoÉ o órgão que pode dar seguimento e responsabilizar as figuras citadas no texto por eventuais crimes cometidos.

Além disso, o que é importante no cenário nacional?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo