Por que a Rússia está na contramão do mundo?

Усложнила. Enquanto o mundo retira as restrições contra a COVID-19 e reabre suas fronteiras, a Rússia registra recordes de casos e mortes. Nesse domingo, foram 34.303 novas infecções — número nunca antes registrado no país.

  • Em relação às mortes, foram 997 nas últimas 24 horas, e 1.002 no dia anterior — também outro recorde.

A gravidade é tanta que o Ministério da Saúde russo precisou pedir aos médicos aposentados que retornassem aos hospitais para ajudar no combate à doença.

Nessa altura do campeonato, com as vacinas já disponíveis, as autoridades russas culpam justamente a lenta campanha de imunização.

Apesar da Sputnik V ter sido a primeira vacina registrada contra a COVID-19, nem um terço da população se imunizou por completo. Ao que parece, o problema está na resistência dos russos à vacinação. 

  • O número de pessoas que receberam uma e duas doses é bem próximo — o que indica que muitas pessoas não pretendem se vacinar.

A justificativa é a desconfiança. Muitos não confiam na forma como a Sputnik V foi desenvolvida, reclamando da falta de informação sobre seus efeitos colaterais e números de eficácia em geral.

O que fazer? Ao redor do mundo, o que se viu para enfrentar esse desafio foi impor sanções aos que não se vacinarem. Na Rússia, no entanto, isso não deve acontecer. Putin disse que esse tipo de medida vai contra a “natureza social” do Estado.

Outros destaques internacionais da semana:

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

A primeira parte já foi

As competições sul-americanas tiveram os primeiros jogos do mata-mata nesse meio de semana. Com jogos cheios de situações interessantes, foi estabelecida uma marca incrível e

CHAMPS

A maior competição do ano

A rainha das provas do ciclismo começa hoje, em Copenhagen. O Tour de France é a maior competição do calendário do mundial, aliando glamour,

CHAMPS

Alívio no meio do furacão

A crise financeira ficou tão fora de controle, que o Barcelona teve que ver o maior jogador da sua história ir embora.

CHAMPS

Onde tudo começou

Nesse final de semana, acontecerá a nona etapa da Fórmula 1 em 2022, com o GP da Inglaterra. O circuito escolhido

MUNDO

Sinal de alerta nos Estados Unidos

Os economistas estão atentos. Foram divulgados, ontem, os gastos dos consumidores dos EUA em maio, trazendo más notícias — o PIB da maior economia