O relatório da CPI chegou — com mais de 1000 páginas

Chegamos ao fim? Após 6 meses de trabalho da Comissão, Renan Calheiros leu, ontem, o relatório final da CPI da COVID-19Aqui está, na íntegra.

Os pontos mais relevantes:

As conclusões gerais:

O texto apresentado diz que a atuação do governo causou número elevado de mortes, impulsionadas também pelas fake news, e com o apoio do (suposto) gabinete paralelo para chancelar a ‘imunização natural’.

Sobre as vacinas, a conclusão do relator foi de que a omissão do governo levou ao atraso dos imunizantes, e que houve interesses duvidosos na compra das doses.

Todos concordam?

Não. Senadores favoráveis ao governo prometeram apresentar um relatório paralelo, sem pedidos de indiciamento contra membros do governo federal.

Bolsonaro, por sua vez, disse que não tem culpa de absolutamente nada e que seu governo fez a coisa certa desde o primeiro momento.

O que acontece agora:

Primeiro, o documento precisa ser votado pelos senadores da CPI. Se aprovado, os pedidos de indiciamento serão, então, encaminhados aos órgãos competentes, para darem sequência às eventuais medidas de responsabilização.

Outras notícias relevantes no cenário nacional:

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo