Wine or not? A Evino, plataforma de e-commerce de vinhos, anunciou a compra de 100% da Grand Cru, uma rede de lojas de vinhos premiados, fundada em 1998. O valor não foi divulgado, mas combinadas, as empresas somam +700M de faturamento anual.
O que é curioso? É o digital que está comprando o físico, e não o contrário. Alguns anos atrás, explicar uma movimentação dessa seria bem complicado. Pense que é uma empresa jovem (2013) e tecnológica comprando uma rede com mais 110 lojas, e pra lá de tradicional.
Qual o foco? Com a junção, o que era digital se amplia para o físico, e vice-versa. As lojas da Grand Cru passam a beneficiar a experiência de quem compra online pela Evino — logística de entregas mais rápidas, por exemplo.
- Por outro lado, a tecnologia do e-commerce favorece a operação do mercado físico da Grand Cru, e ambas ganham força graças à famigerada onda do omnichannel.
É um setor que está com sede… O brasileiro tomou quase meio litro a mais de vinho durante a pandemia, e o mercado está ainda maior em 2021. Ainda assim, nossa fatia é pequena no mercado mundial, com apenas 2% do total. Há muito pra crescer…