Abaixo do esperado, mas positivo

Empregos. No mês de setembro, o Brasil teve 313.902 vagas de trabalho criadas. Apesar do número ter vindo menor do que o mercado esperava — a desaceleração em relação a agosto foi de 13,7% —, há um panorama positivo.

Qual? Segundo economistas, em alguns setores, o número dos empregos criados já supera as vagas perdidas na pandemia, mostrando um ciclo de recuperação. 

  • Os segmentos de mais destaque são a construção civil, a agricultura e o comércio.

Olhando para frente… A meta é que a taxa do desemprego, hoje em torno de 14%, volte ao patamar abaixo de 10%. Para isso acontecer, é preciso ter uma recuperação econômica no próximo ano, algo colocado em dúvida por conta da questão fiscal. 

E a Bolsa? 📊

A trégua foi rápida. Depois de ter subido no dia anterior, o Ibovespa voltou a cair nessa terça-feira. A queda foi de 2,11%, levando o índice ao segundo pior patamar do ano em um dia de recordes positivos na bolsa norte-americana.

Os motivos: Os temores por aqui estão ligados à inflação e aos juros mais altos, com o avanço do IPCA-15 e as expectativas para a reunião do Copom. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem