A Guerra Fria do século XXI?  

EUA x China. Ontem, os Estados Unidos confirmaram oficialmente que a China testou um míssil hipersônico em julho, demonstrando-se preocupados com o acontecimento.

  • Do que se trata? Tudo bem que é um teste, mas é um míssil que se move mais de 5x mais rápido que o som — o que o torna difícil de detectar e interceptar.

Uma das autoridades de defesa americana chegou a dizer que o teste se assemelha a um “momento Sputnik” — o primeiro satélite lançado pela Rússia, em 1957, colocando o país na dianteira da corrida durante a Guerra Fria.

O momento… O teste traz à tona os temores de uma corrida armamentista, visto que Pequim está investindo pesado para modernizar suas forças armadas — e, ao que tudo indica, buscando expandir seu arsenal nuclear.

  • Como sabemos, os atritos entre China e EUA não são de hoje. Com Trump, Biden ou seja lá quem for, eles ainda persistem.

O que a China diz: Pequim alegou que não se tratava de um míssil, mas de um veículo espacial testado com fins pacíficos. Será que Biden já mandou seu time testar seu próprio míssil?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem