Selic a 7,75% ao ano. O que isso significa?

Ontem, o Comitê de Política Monetária elevou a Selic — os juros básicos da economia — em 1,5 ponto percentual, levando a taxa a 7,75%. Vamos por partes…

Como a taxa de juros interfere na sua vida? O custo para pegar um empréstimo, por exemplo, aumenta, dificultando o acesso ao crédito. Com isso, a tendência é que empresários reduzam seus investimentos, já que as oportunidades ficam mais caras.

  • Na mesma linha, com o aumento, investimentos de renda fixa se mostram mais atraentes, e a Bolsa pode acabar perdendo parte da atenção.

Outro ponto é que, com uma taxa de juros elevada, o investidor estrangeiro pode emprestar dinheiro para o governo e ter uma rentabilidade acima da média de outros países — o que traria dólar para o Brasil, possivelmente valorizando o real.

Por que ela subiu? A reação se deu por causa dos riscos fiscais, que têm tomado conta do país — envolvendo o Auxílio Brasil, o teto de gastos e a PEC dos Precatórios —, e também por causa do avanço da inflação.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem