Não nos desaponte. Ontem, chegamos ao fim de outubro, o mês — até agora — com menor número de mortes por COVID-19 de 2021.
- Foram registrados 11.075 óbitos pela doença no período, menos de 1/7 do total do mês de abril — 82.266 —, que foi o mais letal da pandemia.
Naturalmente, o número de casos também caiu. Nos dois gráficos abaixo, é possível ver como as curvas de novas notificações estão decrescendo.
CASOS
MORTES
Por falar no número de óbitos, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias está em 311, a mais baixa desde abril de 2020.
Os motivos apontados para a queda são o avanço da vacinação, além da adoção de medidas de prevenção, como o uso de máscaras e a higienização das mãos.
- Mas, agora que a situação está melhorando, parece que algumas dessas medidas estão, inclusive, deixando de ser necessárias…
O governo do estado de São Paulo anunciou, ontem, que as restrições para conter a disseminação do coronavírus chegaram ao fim depois de longos 600 dias e, a partir de hoje, shows em pé, baladas e estádios lotados estão liberados.
Apesar da liberação, ainda é preciso usar máscara em todos os lugares, além de apresentar o comprovante de vacina. A normalidade está quase aqui?