Agora é a vez do metano

Com a COP26 rolando, o clima não sai de pauta. Ontem, o Brasil e mais de cem países aderiram ao Compromisso Global do Metano.

Qual foi o compromisso? O esforço para reduzir em 30% as emissões do gás até 2030, em relação aos números do ano passado.

Aulinha de ciência: 🐮

Você deve saber que o metano é um gás produzido no aparelho digestivo do gado e em processos naturais. 

  • No entanto, talvez ainda não saiba que mais da metade do gás tem origem em atividades humanas, como os resíduos de aterros e a produção de óleo, por exemplo.

O problema é que o metano acelera a elevação da temperatura na Terra. Só para efeitos de comparação, segundo especialistas, o metano é 80 vezes mais potente nesse processo do que o dióxido de carbono — o famoso CO2.

Já que o gás é responsável por 30% do aquecimento global, reduzir suas emissões é uma das melhores formas de desacelerar as mudanças climáticas.

Bom saber: O Brasil é o 5º país em emissões de metano, principalmente por causa da agropecuária, que é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa por aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem