Meta deleta 1 bilhão de rostos e seu sistema de reconhecimento facial

No more faces. Dias depois de um dos maiores rebrandings da história, a Meta (antigo Facebook) anunciou que está encerrando suas operações em relação ao sistema de reconhecimento facial, que foi utilizado pela companhia nos últimos 10 anos.

Por que isso é relevante? Desde 2010, a empresa utiliza um sistema que facilita o reconhecimento de rostos nas fotos publicadas na rede. Mais de 1/3 dos usuários ativos diários concederam permissão para ser reconhecidos.

O aplicativo do Facebook dava às pessoas a opção de serem notificadas automaticamente quando apareciam em fotos ou vídeos postados por outros usuários, e fornecia recomendações sobre quem marcar nas fotos.

+1B de rostos reconhecidos

Como consequência, a empresa excluirá mais de 1 bilhão de modelos de reconhecimento facial individual — jeito chique de falar rostos — que possui em seu banco de dados.

Key-point: O movimento acontece no ápice das críticas ao controle de privacidade da companhia e mostra um certo receio sobre como o sistema de reconhecimento facial poderá ser utilizado em larga escala e regulado. Leia o relatório do FB na íntegra.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem