A PEC dos Precatórios e o que você precisa saber sobre ela

Precatório pra lá, precatório pra cá. A pauta já não é de hoje, mas ontem foi um dia importante para o assunto. Parlamentares se reuniram na Câmara dos Deputados para a votação do projeto.

Do que se trata? O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400 no ano que vem. As duas coisas andam totalmente juntas, porque ambas serão despesas do governo em 2022.

  • Os famosos precatórios são dívidas do governo já confirmadas pela Justiça, ou seja, valores que a União tem que pagar;
  • Auxílio Brasil é um programa social que ajudará cerca de 20 milhões de famílias necessitadas.

Ok, mas onde entra a PEC?

Esse projeto de emenda constitucional faz um “bem bolado” com os dois itens acima e, se aprovado, vai permitir que o governo adie o pagamento dessas dívidas (precatórios) em 2022.

Traduzindo de forma prática… 😇

De um lado, o governo e boa parte de seus aliados querem a aprovação da PEC, sob argumento da necessidade da ajuda de R$ 400,00 a muitas famílias.

Do outro, a oposição luta ferrenhamente para que isso não aconteça, pois além de um possível rombo fiscal bilionário, para ela, o pagamento de um auxílio ajudaria Bolsonaro nas próximas eleições.

E como foi a votação? 🗳️

Conturbada, mas passou. Por volta das 21:30, os deputados começaram a manifestar suas opções e o resultado foi favorável à PEC, que conseguiu aprovação de mais de 308 votos que eram necessários. Agora, o projeto segue para votação no Senado.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ