O famoso jeitinho brasileiro. Segundo um levantamento, 1 em cada 5 dos internautas que foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses admite também ter cometido algum comportamento ilícito. Vamos logo ao que interessa…
“Eu nunca” ou “Eu já”?
- Uso de “gato” em serviços como internet, TV a cabo, luz ou telefone — 23,9%;
- Mentir que algo estava anunciado por um valor diferente para pagar mais barato — 15%;
- Consumir mercadorias dentro da loja para não pagar — 14,4%;
- Cancelar compras na Internet depois de já ter recebido o produto — 13,9%;
- Utilizar serviços através de contas de terceiro sem autorização, o famoso compartilhamento do Netflix — 13,9%.
Como foi na checklist do TOP 5? risos. Brincadeiras à parte, essas práticas fraudulentas visam, sobretudo, levar vantagem financeira.
O alerta: O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que fez a pesquisa, diz que esses comportamentos são ruins para toda a sociedade, resultando em taxas e serviços mais caros no futuro para compensar os prejuízos.