As vítimas também fraudam — e você provavelmente é uma delas

O famoso jeitinho brasileiro. Segundo um levantamento, 1 em cada 5 dos internautas que foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses admite também ter cometido algum comportamento ilícito. Vamos logo ao que interessa…

“Eu nunca” ou “Eu já”? 

  • Uso de “gato” em serviços como internet, TV a cabo, luz ou telefone — 23,9%;
  • Mentir que algo estava anunciado por um valor diferente para pagar mais barato — 15%;
  • Consumir mercadorias dentro da loja para não pagar — 14,4%;
  • Cancelar compras na Internet depois de já ter recebido o produto — 13,9%;
  • Utilizar serviços através de contas de terceiro sem autorização, o famoso compartilhamento do Netflix — 13,9%.

Como foi na checklist do TOP 5? risos. Brincadeiras à parte, essas práticas fraudulentas visam, sobretudo, levar vantagem financeira.

O alerta: O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que fez a pesquisa, diz que esses comportamentos são ruins para toda a sociedade, resultando em taxas e serviços mais caros no futuro para compensar os prejuízos. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo