Agora foi. Na última sexta-feira, o Congresso dos EUA aprovou o pacote de infraestrutura de US$ 1,2 trilhão proposto pelo presidente Joe Biden.
Grande vitória para Joe? Mais ou menos. Foi parcial. O plano aprovado envolve investimentos em estradas, pontes, portos e internet de alta velocidade, mas…
- O presidente ainda não conseguiu a aprovação da sua outra aposta, mais ligada à esfera social e às mudanças climáticas.
De qualquer forma…
Em meio ao caos recente da cadeia de suprimentos, com tudo demorando mais que o esperado, a pauta “infraestrutura” está cada vez mais em voga. Com isso, a expectativa é que o pacote aprovado reduza os gargalos nas cadeias de produção.
- Segundo Biden, o acordo vai modernizar portos, aeroportos e ferrovias, tornando mais fácil para as empresas colocarem os produtos no mercado.
Um pouco além: a aprovação vem num momento em que os índices de aprovação de Biden estão em queda. A popularidade não só do presidente, como do partido democrata, diminuiu — como visto na derrota das eleições locais na Virgínia.