Republicanos morreram mais de COVID-19?

Vírus e política. Nos EUA, há dois partidos principais: democratas e republicanos. Para personificar, Biden é democrata, e Trump, republicano. 

Durante todo o ano de 2020, não foi possível chegar a nenhuma conclusão que relacionasse as mortes por COVID-19 com partido políticoNeste ano, isso mudou.

  • Desde que as vacinas chegaram, começou a se observar uma lacuna nas mortes pela doença: locais predominantemente conservadores — maior base eleitoral republicana — têm mais óbitos.

Em outubro, 25 em cada 100 mil residentes de condados do Partido Republicano morreram de COVID. Onde os democratas são mais fortes, esse número era de 7,8 — mais de 3 vezes menor.

O que explica isso? Ao que parece, a aversão à vacina foi consideravelmente maior entre os republicanosquase 40% deles permanecem não vacinados, enquanto, no caso dos democratas, esse número cai para 10% (números da população 18+).

  • Alguns conservadores dizem que o gap pode ser causado pela idade, o que deveria, portanto, ter sido identificado ano passado, e não foi.

Não se sabe o que acontece agora, mas a esperança para a diminuição da disparidade de mortes são os tratamentos antivirais contra a doençaque estão sendo desenvolvidos por farmacêuticas como Pfizer e Merck. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem