Horta inteligentes pra “brotar” suas plantas

💰 Modelo de negócios

Brota Company é uma empresa de hortas inteligentes que permite que pessoas sem conhecimento prévio plantem suas hortaliças.

A empresa vende planos de assinatura de cápsulas biológicas com sementes e hortas inteligentes e autônomas para o plantio.

  • Horta: é uma “caixinha” chamada b.Box, onde basta colocar as cápsulas e adicionar água no reservatório e esperar a hora de colher.
  • Cápsulas: são vendidas pela empresa por assinatura, o que faz os clientes terem recorrência em suas compras.

📈 Recebeu investimentos?

  • Crowdfunding: de R$ 536 mil, sendo que a meta era de R$ 200 mil (jul/2020)
  • Seed: de R$ 1 milhão, em rodada liderada pela Apex Partners (mai/2021)

👫 Quem está por trás desse negócio?

A Brota foi fundada em março de 2020 por Rodrigo Farina , Juan Correa e Bruno Arouca. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).

🙋‍♂️🙋‍♀️ Maior desafio em 200 caracteres

“O maior desafio atual é escalar o modelo de recorrência baseado em assinaturas, aumentando a retenção da base de clientes e o LTV/CAC* do negócio.”

🔮 Nossa análise

A Brota foi a primeira marca a comercializar hortas inteligentes no Brasil, sendo o nome mais forte do setor.

A ideia já funciona e é validade lá fora, com a Click & Grow, que possui vários tipos de horta e sementes e vende em mais de 50 países. Um ótimo benchmark.

A empresa mira a intersecção de dois mercados: o de jardinagem e o de comidas saudáveis. O segundo movimentou R$ 100 bilhões em 2020.

O duro é convencer as pessoas de comprarem uma assinatura de sementes… Você, certamente, não tem muito costume de plantar sementes em casa e cultivar vegetais. Talvez 1 a cada 10 amigos de uma turma faça isso.

  • Mais que vender, a Brota precisa educar clientes, criando o desejo de que cultivar hortaliças em casa é bom — inclusive, atrelar aos benefícios para a saúde mental dos consumidores.

Se estivéssemos à frente do negócio, certamente procuraríamos influenciadores em segmentos relacionados e faríamos muito investimento por lá — e claro, compraríamos um pacote de inserções no the news também.

Pra dar um jeito imediatamente: A nota da empresa no Reclame Aqui não está muito legal, e esse é um outro ponto de atenção. Cliente insatisfeito é pior que unha encravada.

Por último, outra coisa interessante… É preciso fazer com as hortaliças o que a Nespresso fez com o café. Criar o desejo pela compra da máquina (horta) e forneça as mais variadas opções de cápsulas (sementes).

📚 Para aprofundar

🪤 Lembre-se: Nenhum análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisarfique a vontade. É só clicar aqui.

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