Hoje é dia de falar de energia. O setor está em constante transformação e ainda tem muito espaço para evoluir. Mas, antes de mais nada, é preciso entender uma diferença importante…
Existem 2 tipos de fontes de energia
- 🔋 Energias renováveis: vêm de recursos naturais que são reabastecidos naturalmente, como solar, hídrica e eólica. Essas não emitem dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa.
- 🛢 Energias não renováveis: vêm de fontes que são esgotáveis ou não serão repostas em um futuro tão próximo, como o petróleo e o carvão, por exemplo.
Tranquilo, né? Guarde essas informações. Agora que você já sabe disso, dê uma olhada na evolução do preço de diferentes fontes de energia nos últimos 10 anos:
Por que esse gráfico é importante? ⚡
Ora… Da leitura do the news até o seu banho quentinho, quase tudo que fazemos e consumimos no dia a dia depende de energia. Entender de onde ela vem é fundamental.
Relevância do gráfico… Geralmente o preço acompanha o consumo. Pense que quanto mais barata for uma fonte de energia, mais “mainstream” ela pode se tornar… É exatamente isso que tem acontecido com a energia solar na última década.
De até 3x mais cara que a média no ano de 2010, já é uma das fontes mais baratas do mundo no presente.
Como está no Brasil? Hoje, a energia solar representa apenas 2% da matriz elétrica do país — e deve terminar 2021 em quase 3% — mas a expectativa é que esse número seja quadruplicado nos próximos 10 anos.
Até porque… Os investimentos no setor estão cada vez maiores. Só de capital privado, o setor poderá ultrapassar os 22 bilhões investidos neste ano, gerando quase R$ 7 bilhões em impostos e 150 mil empregos.
Mas qual o motivo dessa queda de preço da energia solar? ☀️
Vamos explicar. A lógica de gastos com energia solar é diferente de uma usina de petróleo, por exemplo. Você não compra luz do sol ou vento. risos. O maior custo nesse tipo de negócio é com a tecnologia e os painéis.
Diferentemente disso, os custos dos combustíveis fósseis, além da tecnologia e das usinas, dependem muito da variação de preço em uma cadeia imensa de materiais e commodities necessários para a operação.
A tendência da solar é diminuir ainda mais… Isso porque, o preço de toda tecnologia costuma ser reduzido à medida em que ela é utilizada em maior escala — de um telefone aos painéis solares.
Takeaway: Se for pra guardar apenas uma coisa de tudo isso 💰
Ao se deparar com um mercado grande, necessário e em ascensão, como o da energia solar, não deixe de enxergar possibilidades e ver o que está acontecendo.
Muitas vezes, a onda (mercado) manda mais que a prancha (produto) e, até mesmo, que o surfista (time). Não se esqueça disso.
Esse é só o começo e aqui estão alguns outros dados para se aprofundar. Um panorama global bem completo sobre energia.