Jair prorroga benefício importante para empresas

Uma quinta-feira movimentada. O atual presidente da República anunciou, ontem, a prorrogação, por mais dois anos, da desoneração da folha de pagamento de 17 dos setores mais importantes da economia brasileira.

Ok, mas o que isso significa, dênius? Desde o início da pandemia, algumas empresas puderam substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por um valor menor sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

  • Essa foi uma medida criada no 1º mandato de Dilma Rousseff e atingia mais de 50 setores. O benefício sofreu um corte em 2018, quando Michel Temer (MDB) reduziu para os atuais 17.

Basicamente, ao estender a validade dessa escolha por mais dois anos, Jair postergou a questão para o próximo mandato, que pode ou não ser dele. Abre aspas “Quem, por ventura, se eleger em 2022, vai ter 2023 todinho para resolver essa questão”.

Por que importa? Esse era um pedido das empresas, já que diminui os encargos trabalhistas, ao reduzir o pagamento de tributos, e pode ajudar a evitar demissões no momento em que o país precisa de ritmo.

A consequência para o Estado: Nos últimos 10 anos, os cofres da União deixaram de arrecadar mais de R$ 100 bilhões por causa da desoneração, sendo mais da metade na era PT. Política é interessante, né? risos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ