11/11. O tradicional Dia dos Solteiros, que começou na China e é já supera as vendas Black Friday ao redor do mundo, bateu mais um recorde esse ano.
- O volume de vendas foi o maior da história, e só a Alibaba movimentou 540 bilhões de yuans (US$ 85,5 bilhões).
Além de recorde, o número supera em quase 10% o valor de 498 bilhões arrecadados na mesma data no ano passado. A JD, concorrente da Alibaba, totalizou 349,1 bilhões de yuans (US $ 54,6 bilhões) em vendas.
Insights para o e-commerce 🧠 💻
Dois dados interessantes chamaram nossa atenção por lá e podem servir de inspiração para a articulação do e-commerce brasileiro nos próximos meses:
🌳 “Ecomfriendly”. Havia mais de 500 mil produtos com o carimbo ecológico — baixo impacto e consumo de energia — disponíveis para compra e, pela primeira vez, uma seção única e exclusiva para eles.
👦🏻👧🏽 Predominância jovem. Quase metade (45%) dos compradores nasceram depois de 1990 e houve um aumento de 25% em relação ao ano anterior nos consumidores nascidos depois de 2000.
Bottom line: Apesar do crescimento do volume transacionado em 2021, esse aumento anual das vendas foi o menor desde o início do festival em 2009, e a suspeita é que as políticas regulatórias às empresas de tecnologia tenham sido o motivo.