PIX sopra sua primeira velinha

Fazendo aniversário. Hoje, o Pix, que revolucionou a forma como nós brasileiros nos relacionamos com o dinheiro, completa 1 ano desde seu lançamento integral.

O Pix nasceu como uma alternativa — gratuita — às TEDs/DOCs, mas, hoje, já rivaliza com cartões de débito e dinheiro em espécie pelo título do principal meio de pagamento do país.

E, de fato, o Pix está tirando o dinheiro da mão das pessoas nas ruas, já que fez com que R$ 40 bilhões em espécie deixassem de circular no Brasil.

  • Nesse 1 ano, porém, algumas mudanças em favor da segurança foram necessárias — como os limites noturnos para enfrentar o aumento de sequestros relâmpagos.

O que vem por aí?

No final deste mês, o Pix terá dois novos produtos, o Pix Saque e o Pix Troco.

Pix Saque: Você poderá enviar um Pix para um agente de saque — que pode ser uma padaria ou um supermercado, por exemplo — a partir de um QR Code, e a loja vai te repassar um valor em dinheiro. Basicamente, tudo poderá ser um caixa eletrônico.

Pix Troco: Nesse caso, você faz uma compra, paga com Pix, mas num valor superior, e o estabelecimento devolve em dinheiro o valor excedido.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem