💰 Modelo de negócios
A BOLD é uma empresa de snacks saudáveis que atualmente comercializa apenas barras de proteína que mais se parece com seu doce favorito.
Uma caixa com 12 barrinhas em seu site sai por R$155,90 — mas eles também estão em +3 mil pontos de venda pelo Brasil todo. Eles vendem direto para B2C (pessoas físicas) quanto B2B (supermercados, lojas e etc).
Com seu conceito de “Proteína Real. Sabor Surreal.”, o diferencial da BOLD é criar produtos saudáveis, mas igualmente deliciosos — o que não é muito comum nesse mercado.
Não é todo dia que você vê uma barra de proteína com sabor de bolo de cenoura, por exemplo… Muitas vezes, comer saudável é o oposto de comer gostoso e a BOLD vem transformando essa imagem.
📈 Recebeu investimentos?
A empresa nunca captou e segue operando em um modelo de bootstrapping (com capital próprio, sem investidores externos).
👫 Quem está por trás desse negócio?
A Bold foi fundada em dezembro de 2017 por Gabriel Ferreira, tendo começado a operar em 2018. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn dele).
🙋♂️🙋♀️ Maior desafio
Após conquistar uma grande fatia do mercado de lojas de produtos naturais e suplementos, a BOLD inicia sua entrada nos canais mais tradicionais do varejo alimentar e farma. O desafio é trazer ofertas mais próximas aos chocolates tradicionais, para conquistar o público de massa.
💼 Vagas em aberto na empresa
Várias vagas disponíveis. Envie um e-mail para curriculo@boldsnacks.com.br
🔮 Nossa análise
A BOLD tem uma marca muito forte, que foi criada através de um trabalho muito bem feito com influencers, desde o início da operação. Atualmente, são 250 influenciadores parceiros da marca e você já deve ter visto algum post.
- Assim, vemos o branding da BOLD como sua maior fortaleza. É, certamente, a barrinha mais famosa da internet e uma das mais consumidas no Brasil.
Como falamos na “edição luxuosa”, Marca > Produto. Além de produzir barras realmente gostosas, a marca tem uma legião de fãs, que provavelmente nem pensam duas vezes antes de comprar um novo lançamento — sejam novos sabores, ou, quem sabe, produtos.
- Por outro lado, as barras da BOLD tem um custo não tão acessível e um tom premium, o que iria contra seu desafio de conquistar o público de massa. Preço ainda manda muito na gôndola dos supermercados.
No que ficaríamos atentos?
A concorrência do mercado de snacks saudáveis é muito grande, o que pode pressionar os preços (muita oferta). Além disso, o preço da BOLD é quase igual ao de uma barra de proteínas importada.
- Logo, os concorrentes vão desde empresas de suplementos a marcas focadas apenas em barrinhas de proteínas, sejam nacionais ou internacionais.
Uma possível ameaça à BOLD pode ser a entrada de grandes players do setor de alimentação no mercado de barras de proteína.
- Pare pra pensar: Antes, esses produtos eram focados apenas em um público nichado de academias e atletas. Mas, hoje, são consumidos por diferentes pessoas — o que pode chamar atenção de gigantes da alimentação.
A entrada de grandes empresas poderia reduzir fortemente as margens de todo o setor, uma vez que elas têm a capacidade de produzir mais a um custo menor e já possuem redes de distribuição pelo Brasil e fora.
PS: As barrinhas da BOLD no microondas ficam maravilhosas. Veja.
🤔 O que você faria se fosse o CEO?
Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?
📚 Para aprofundar
- Entrevista. Com Gabriel Ferreira, fundador da BOLD.
- Artigo. Sobre a criação, mudanças e estratégias da empresa.