O país das cirurgias plásticas 🇧🇷

Você sabia que somos o povo que mais faz cirurgias plásticas no mundo? Pois é. Além do país do futebol, somos também o país das plásticas. Pensando no bizness, isso traz algumas reflexões e oportunidades.

Dados globais sobre procedimentos 🌎

Em 2019, foram realizadas 11,4 milhões de cirurgias plásticas no mundo e 13,6 milhões de procedimentos não cirúrgicos.

Os 3 procedimentos cirúrgicos mais populares foram:

  1. 🥇 Aumento dos seios: 1,8 milhão de procedimentos
  2. 🥈 Lipoaspiração: 1,7 milhão
  3. 🥉 Cirurgia das pálpebras: 1,3 milhão

Em seguida, vêm abdominoplastia, com 900 mil procedimentos, e rinoplastia, com 800 mil.

  • What about men? A operação mais realizada entre homens foi o inverso da primeira entre as mulheres: a de ginecomastia, a redução de mama masculina. Em 2019, foram 300 mil procedimentos.

Falando dos procedimentos não cirúrgicos, os mais populares, para ambos os sexos, foram botox (6,3 milhões), ácido hialurônico (4,3 milhões) e remoção de pelos (1 milhão).

E no Brasil? 🇧🇷

Foram 2,5 milhões de procedimentos por aqui, sendo 1,5 milhão deles cirúrgicos. O procedimento mais realizado foi de lipoaspiração, com 230 mil operações, seguido de aumento dos seios (210 mil) e abdominoplastia (150 mil).

Juntos, os EUA e o Brasil possuem mais de 25% do total de cirurgiões plásticos do mundoParece ser um bom mercado pra se explorar por aqui, hein? Falando nisso…

Let’s talk bizness 🦄

O mercado de cirurgias estéticas vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2020, alcançou os US$ 50 bilhões, com projeção de chegar em US$ 65 bilhões até 2028.

O motivo desse crescimento? É claro que não se deve analisar fatos isolados, mas a era dos “filtros” certamente influenciam. Estudos sugerem que as redes sociais têm aumentado o desejo das pessoas de realizar cirurgias estéticas.

  • O fenômeno é chamado de “Snapchat Dysmorphia” nos Estados Unidos e atinge 1 a cada 50 americanos. O risco maior está entre jovens e mulheres.

Falando em mulheres… Dos procedimentos cirúrgicos e não círurgicos realizados em 2019, 85% foram feitos em mulheres, contra apenas 15% em homens.

Para refletir… 🤔

Existe oportunidade, riscos e questões morais sobre o tema. Não há dúvidas que o mercado de estética, como um todo, já seja enorme, e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

O Brasil é um paraíso para quem quer investir na área, mas é o melhor que podemos fazer como seres humanos? Aproximadamente 40% das meninas de 9 e 10 anos já estão tentando perder peso ao redor do mundo, o que é grave.

A questão é mais filosófica e complexa que parece… Até onde o mercado favorece a criação de padrões estéticos e até quando a culpa é dele, que só atende a demanda? Até quando faz bem e por aí vai. Vale pensar…

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo