Putin quer invadir a Ucrânia?

O mundo está preocupado. Vladimir Putin, presidente da Rússia, está sendo observado de perto por autoridades que temem que o país esteja planejando uma escalada militar com sua vizinha Ucrânia.

  • De onde veio isso? Há milhares de soldados russos na fronteira com a Ucrânia, e a Rússia anexou a Crimeia — que fazia parte da Ucrânia — em 2014. Agora, o que se teme é que aconteça outra invasão, já que o clima é de tensão.

Os motivos de Putin…

O que dizem é que Putin quer a Ucrânia de volta, e nunca aceitou tê-la perdido em 1991. O país seria imprescindível para que sua visão da “Grande Rússia” se concretizasse.

As relações entre Rússia, Europa e EUA não estão das melhores. As tensões envolvem desde energia e intromissão política até guerra cibernética e a acusação de que o país ajudou a Bielorrússia a orquestrar uma crise de migrantes na União Europeia.

As consequências: A última invasão gerou indignação global e sanções contra Moscou. Em um possível conflito, o Ocidente se mostrou favorável à Ucrânia e haveria um grande — e tenso — evento para sacudir a geopolítica mundial.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem