Estrela do tênis some após acusar ex-premiê chinês de agressão sexual

Estranho. Uma das maiores estrelas do tênis da China, Peng Shuai, está desaparecida desde que acusou um importante político do Partido Comunista Chinês e ex-vice-premiê, Zhang Gaoli, de forçá-la a manter relações sexuais com ele.

A acusação foi feita neste mês por meio de uma rede social chinesa, e a atleta utilizou a hasghtag #MeToo — símbolo de quebra de silêncio sobre abusos, desde 2017 — ao se manifestar. Desde o início da semana, ninguém sabe ou tem notícias sobre a tenista.

Na verdade, o mundo até teve notícias, mas foi bem estranho…

Ontem, teoricamente, ela enviou um e-mail para uma entidade mundial do tênis, dizendo que as acusações de agressão sexual não eram verdadeiras e dizendo que estava segura e em casa.

  • repercussão foi tão ruim, que diversos atletas, incluindo a colega de profissão Serena Williams, se manifestaram questionando a veracidade do e-mail e invocando a hashtag #WhereIsPengShuai.

Até mesmo a Anistia Internacional, maior órgão defensor de direitos humanos do mundo, se envolveu e exigiu do governo chinês uma prova de vida de Peng Shuai, que garantiria que ela está mesmo seguraAté então, isso não foi feito.

Zoom out: Não é o primeiro caso de censura do governo chinês sobre pessoas que se manifestam de forma contrária ao regime e, na maioria das vezes, as notícias nem sequer chegam no Ocidente. Esse caso ainda vai — e tem que — dar o que falar…

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

O diferencial na hora da compra

Nos últimos dois anos, o comércio digital aumentou em uma escala sem precedentes. A disponibilidade dos aplicativos de varejo reformularam a forma como

BIZNESS

Já fez seu skincare hoje? 🧴

(Imagem: Glamour | Reprodução) Skincare. De tanto ouvir falar, você pode pensar que cuidados com a pele se resume a uma