Na pandemia, você fez dívidas ou guardou dinheiro?

Sentidos opostos. Segundo um relatório recente, os brasileiros nunca economizaram tanto como em 2020. Por outro lado, milhões se endividaram. Vamos por partes?

📈 Economias: No ano passado, os ativos financeiros das famílias brasileiras — que engloba de depósitos bancários até títulos e ações — cresceu 13,2%.

📉 Dívidas: No mesmo período, as famílias latino-americanas tiveram uma dívida 7,5% maior comparada a 2019, sendo que Brasil e México representam 73% do total.

O que explica essa disparidade?

  • Já estava claro que a pandemia não atingiu a todos da mesma maneira, mas, com esses números, temos a prova.

Por um lado… Quem tinha renda fixa, trabalha em um setor tido como essencial ou aproveitou e-commerce guardou dinheiro, por não poder sair de casa e temer um futuro incerto.

Por outro… Os trabalhadores ligados aos setores não essenciais viram sua renda escorrer pelas mãos, precisando recorrer a empréstimos e fazer dívidas.

Também é interessante saber que, na América Latina, o número de pessoas na classe média mais do que quintuplicou em 2020.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem