O ENEM 2021 e o relevante tema da redação

Boa sorte aos vestibulandos. Ontem, aconteceu o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, para o qual 3,1 milhões de pessoas se inscreveram, apesar de cerca de 800 mil não terem comparecido.

As provas feitas de ontem foram de Linguagens e Ciências Humanas — que trouxe questões sobre racismo, escravidão, erotização da mulher e resistência indígena e até trechos de música do Zé Ramalho —, além da redação.

Qual foi o tema? ✍️

O tema do texto, para o qual muitos ficam ansiosos e repercute nos dias seguintes, foi a ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’.

Os professores elogiaram a relevância do tema, uma vez que o Brasil tem, hoje, 3 milhões de pessoas sem nenhum documento, o que traz grandes desafios ao país.

No ano passado, na implantação do auxílio emergencial, por exemplo, essa foi uma grande dificuldade. Como as políticas públicas chegam até essas pessoas?

  • Marginalizados, esses indivíduos não têm acesso a direitos como o cadastro do SUS, uma carteira de trabalho e, muito menos, o direito de votar.

O que fazer? Foi isso que os candidatos precisaram pontuar na proposta de intervenção, pensando em como reduzir os obstáculos no registro de recém-nascidos e o que o Estado, ou outros entes, pode fazer quanto a isso. E aí, o que acha?

Apenas para descontrair…

No próximo domingo, acontecerão as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Depois, só ano que vem…

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem