Gigante da tecnologia no B2B

💰 Modelo de negócios

Yssy é líder em implantação de tecnologias de ponta, levando conectividade e transformação digital para seus parceiros.

A empresa possui um ecossistema de parceiros composto por empresas líderes de mercado para oferecer soluções nas seguintes áreas: Segurança Cibernética, Cloud & Digital Applications, Dados & Analytics, Serviços Gerenciados, Desenvolvimento de Aplicações e Infraestrutura.

A Yssy foi formada através da compra e integração de outras empresas, de diferentes especialidades. Dessa forma, oferece um leque de soluções enorme.

  • Os produtos e serviços oferecidos pela companhia são destinados para outras empresa ou para o governo, B2B (business to business) e B2G (business to government).

Um grande exemplo de implantação feita pela Yssy foi no PIX, em que a empresa fez a implantação do sistema de segurança para o Banco Central.

👫 Quem está por trás desse negócio?

A Yssy foi fundada em dezembro de 2019 pelo Alothon — fundo de private equity americano. (Ao clicar, você vai pro site deles).

  • Criada por um fundo? Sim. O fundo possui uma estratégia de adquirir empresas de tecnologia de tamanho médio no Brasil e realizar integrações, de forma a reformulá-las e assumir a gestão.

Quem está à frente do negócio é o CEO Frederico Samartini.

📈 Recebeu investimentos?

No total, investidores institucionais — incluindo o Alothon — aportaram R$ 100 milhões para a aquisição das 5 empresas que formaram a Yssy. (Veja a estrutura societária atual aqui).

🙋‍♂️🙋‍♀️ Maior desafio, nas palavras do CEO

“Reter os melhores profissionais do mercado, principalmente por competirmos com o recrutamento de empresas de fora, que pagam em dólar e euro. Também estamos investindo cada vez mais em marketing digital para ampliarmos nosso reconhecimento de marca no B2C.”

💼 Vagas em aberto na empresa

São mais de 80 vagas em aberto, clique aqui para saber mais.

🔮 Nossa análise

O primeiro ponto que precisamos abordar é o mercado de tecnologia, que é composto por vários subsetores, como cybersecurity, cloud computing, IoT, Data Science e muitos outros. No caso, a Yssy atua em quase todos esses.

Por ter surgido através da aquisição e integração de diferentes empresas, especializadas em subsetores diferentes, a empresa possui uma vantagem em relação aos seus concorrentes: oferece diversas soluções.

Por que isso pode ser uma vantagem?

Bem… Cada empresa contratada envolve um novo contrato, uma nova negociação e todos os processos de fechar com um fornecedor. Uma centralização, como a Yssy faz, pode ser positiva, pois facilita a resolução dos problemas em uma tacada só.

  • Vender para quem já é seu cliente é bem mais fácil que procurar novos compradores. risos.

Por outro lado… Isso pode gerar resistência por parte dos clientes — o que a empresa nos disse já ter sofrido —, pois, como os players mais tradicionais do mercado costumam focar em apenas uma solução, a Yssy pode passar a impressão de que, por não ter um único foco, não faz nada direito.

Ponto de atenção

Mesmo tendo começado grande, a Yssy é uma empresa pouco conhecida e sua marca não é tão forte. Assim, tendo em vista a alta necessidade de profissionais de tecnologia, a empresa precisará lidar com isso para se manter competitiva.

  • Desenvolvedores adoram trabalhar em negócios sexys e a Yssy ta mais pra um “tiozão“. 

Se até o CTO do Nubank, maior e mais adorada startup do Brasil, disse que estamos enfrentando um “problema de apagão tecnológico” que dificultará a empresa em suas contratações, é porque o problema é realmente grande.

Conversa com o CEO 💬

Em uma conversa com o CEO Fred Samartini, ele contou um pouco sobre o ambicioso projeto da Yssy de criar uma faculdade de tecnologia, o que sem dúvidas vai ajudar a empresa a captar e reter talentos.

🤔 O que você faria se fosse o CEO?

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

📚 Para aprofundar

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisar, fique à vontade. É só clicar aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem