Biden resolveu abrir suas reservas

Vai cair. O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou ontem que vai liberar 50 milhões de barris de petróleo de reservas estratégicas, em um movimento coordenado com China, Índia, Coréia do Sul, Japão e Grã-Bretanha.

O que isso significa e qual a finalidade? Digamos que ter uma reserva de um ativo como o petróleo é interessante para qualquer país — é como você ter estoque de café em casa. Ao liberar essa reserva, altera-se o fluxo de oferta e demanda no mercado.

Lembre-se das aulas da 7ª série… Se a oferta sobe e a demanda continua, o preço tende a cair. É exatamente isso que esses países querem fazer com o petróleo.

Isso porque… Os preços do petróleo bruto atingiram recentemente suas máximas de sete anos e, como consequência, doeu no bolso do consumidor, especialmente por causa da gasolina.

Timing is everything…

Uncle Joe, com uma sábia jogada, fez o movimento nas vésperas do Thanksgiving, um dos maiores feriados norte-americanos, em que boa parte da população pega estrada para viajar e visitar familiares.

Por que é relevante pra você? Como adoção de preços pela Petrobras é ligada à cotação do petróleo internacional, a queda lá fora pode fazer com que o preço dos combustíveis diminuam por aqui.

Certamente, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, os maiores produtores do mundo, não vão ficar muito felizes com a notícia — e retaliações podem surgir em breve.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem