O potencial da Alexa é muito maior do que você imagina. Nos últimos anos, a assistente virtual desenvolvida pela Amazon passou a oferecer um número cada vez maior de funcionalidades. Veja como foi esse crescimento:
Dentre os mais de 100 mil comandos da Alexa, estão, por exemplo, a possibilidade de você pedir comida em um aplicativo, uma corrida no Uber, fazer compras para você ou te contar o placar de uma partida de futebol.
Uma gama enorme de possibilidades, que aumenta a cada ano. O que será que ela ainda pode fazer?
Mas a Alexa foi a pioneira? 📢
Aí vem algo que voce talvez não sabia. Bem antes da Alexa, o Google, ainda em 2013, adicionou a possibilidade de fazer pesquisas através de comandos por voz. Um ano depois, foi a vez da Apple, que atualizou a Siri para funcionar de forma parecida.
A ativação por voz, portanto, não foi criação da Amazon — mas tudo mudou com o lançamento do Echo pela varejista de Jeff Bezos, dando início a um grande processo de evolução do mercado de smart speakers.
- Calma, Echo? Para dar nome aos bois, a Alexa é a voz que responde às suas perguntas por meio de inteligência artificial e o Echo é o aparelho da Amazon.
Falando no dispositivo, o Echo se tornou muito mais robusto e aprimorado do que seus concorrentes. Ele oferece diversas possibilidades de integração com smart homes e outros recursos que eles os demais não possuíam. Nesse mercado — e em muitos outros — a Amazon é líder. Veja:
Mas tem polêmica envolvida… 😳
Com a revolução digital, a preocupação com dados cresceu exponencialmente — e a sua voz é um dado e tanto. Ao fazer uma pergunta à assistente de voz da Amazon, ela grava sua voz e a manda para os servidores da companhia para obter a resposta.
Portanto, se pensarmos que a Alexa te escuta, tem acesso às suas preferências e armazena tudo o que você fala, surge um alerta e tanto…
Acerca disso, a Big Tech alega que seus produtos são projetados para registrar o mínimo possível — desde quando você fala “Alexa” até o final do comando.
- No entanto, relatórios apontam que, às vezes, o aparelho falha e acaba ouvindo e armazenando conversas mesmo quando está — ou deveria estar — inativo.
O que fazer? Pelas configurações do dispositivo é possível excluir gravações armazenadas pela empresa, embora alguns dados não possam ser excluídos.
Ter seus dados é fundamental para a empresa 🦄
A Amazon armazena informações como altura, peso e saúde, etnia, direcionamento político, hábitos de leitura e de compra e histórico dos produtos adquiridos.
- Nesse sentido, há uma frase que define bem o mundo atual — e os objetivos da empresa de Jeff com a Alexa: Data is the new oil.
O principal objetivo da Amazon com a Alexa não é ganhar dinheiro, mas sim, obter dados — por essa você não esperava.
Imagine quão profundamente seria possível conhecer seus clientes se você estivesse na casa deles, ouvindo muitas de suas dores e dúvidas diariamente.
Com um volume cada vez maior de dados, além de melhorar a inteligência da Alexa, a Amazon consegue recomendar produtos com mais precisão. Como resultado, o e-commerce — a principal frente da empresa — nada de braçada.
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