O porquê do governo querer estimular o crédito

Qual a importância de facilitar os empréstimos? Ontem, o governo federal lançou o Novo Marco de Garantias no intuito de estimular o acesso ao crédito pela população.

Basicamente, o governo está propondo mudar o sistema de garantias para obter um empréstimo. É simples e você vai entender…

  • Ao pegar dinheiro emprestado, é comum te pedirem uma garantia, como um imóvel — para se protegerem caso você não pague.

Quando não se tem muito a oferecer, o que se faz é aumentar os juros — “se vou correr risco, tenho que ganhar mais” —, o que encarece os financiamentos. Na prática, isso faz com que muitos projetos não saiam do papel.

O que o governo quer, então?

Reduzir as taxas de juros cobradas em financiamentos, com novos marcos legais. Com isso, o crédito fica mais barato para os empresários, por exemplo, o que tende a movimentar a atividade econômica, gerando mais emprego e renda.

Um dos pontos do projeto: Caso um bem seja colocado como garantia e o financiamento não seja quitado — mas pago parcialmente — ele não seria mais bloqueado por completo, apenas a parcela correspondente.

O projeto foi assinado por Bolsonaro e, agora, será encaminhado para o Congresso.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem