O que está acontecendo no Amazonas?

Invasão de garimpeiros. Há pelo menos 15 dias, garimpeiros se instalaram no Rio Madeira, com centenas de embarcações, para exploração ilegal de ouro, formando uma espécie de vila flutuante.

  • As explorações de minerais nessa região não são licenciadas, portanto, são irregulares. A prática ilegal não é de hoje, mas a dimensão dela, sim.

As críticas: Muito tem se questionado em relação à fiscalização precária, que permitiu o avanço da atividade ilegal por mais de 300 balsas, além da falta de ações concretas — até o momento — para retirar os garimpeiros dali.

Qual é a relevância disso? A invasão coloca em risco a saúde pública da região, além dos riscos ambientais. Isso porque o uso de mercúrio na atividade tem grande potencial de prejuízo para as comunidades locais, a flora e a fauna.

Especulações…

Há suspeitas de que parte das embarcações seja utilizada por narcotraficantes para transportar drogas. Há alguns relatos de que as quadrilhas subiram do Centro-Sul para o Amazonas para protegerem suas rotas. Mais complexo do que parece, mas o general Mourão está de olho.

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Nem vem com essa, COVID

Cientistas da África do Sul identificaram uma nova variante do COVID-19, com um número “muito incomum” de mutações, e temem