A cervejaria brasileira que dominou o mundo ūüćĽ

Tomou uma cervejinha no final de semana?¬†Se sim, podemos apostar ‚ÄĒ¬†com 25% de certeza ‚ÄĒ¬†que foi um r√≥tulo da empresa que lidera o infogr√°fico de hoje:¬†AB inBev.

Por quê? 1 em cada 4 cervejas vendidas no mundo é da AB InBev, uma das multinacionais mais respeitadas do mundo e considerada a maior cervejaria do planeta. #LíderComFolga.

Para se ter uma ideia do tamanho…¬†A empresa produziu¬†quase 50 trilh√Ķes de litros de cerveja¬†s√≥ no ano passado e possui mais de 100 r√≥tulos espalhados pelo mundo.

ūüáßūüá∑Mas o curioso √© que essa gigante, al√©m de dominar as resenhas e confraterniza√ß√Ķes,¬†possui ra√≠zes brasileiras e uma hist√≥ria interessant√≠ssima.

Vamos de historinha… ūüďö

Tudo começou quando, em 1989, Jorge Paulo Lemann e seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira compraram a Brahma, que, 10 anos depois, se juntou à Antarctica para formar a Ambev.

Long story short…¬†Alguns anos depois, em 2004, a empresa brasileira¬†se fundiu com a Interbrew¬†‚ÄĒ que era a maior empresa de bebidas da B√©lgica.¬†Assim, nasceu a InBev: a maior cervejaria do mundo em volume de produ√ß√£o.

Logo depois, a companhia¬†comprou a cervejaria americana¬†Anheuser-Busch¬†por US$ 52 bilh√Ķes,¬†tornando-se a maior do planeta tanto em volume de produ√ß√£o quanto em vendas.

  • Desde ent√£o, a empresa passou a se chamar¬†Ab InBev, dominando quase¬†metade do mercado de cervejas dos EUA¬†e passando a ter uma participa√ß√£o cada vez maior no mercado global, atrav√©s de diversas¬†aquisi√ß√Ķes¬†nos anos seguintes.

Que aquisi√ß√Ķes?¬†Alguns exemplos s√£o a¬†Cervejaria W√§ls, a¬†Cervejaria Colorado, a¬†Corona¬†e, fugindo um pouco do √°lcool¬†(risos), a¬†Do Bem¬†‚ÄĒ marca de sucos e ch√°s.

  • A empresa tamb√©m √© dona dos refrigerantes Guaran√°, H2OH!, Pepsi e T√īnica, al√©m do¬†Gatorade, a √°gua Ama e o ch√° Lipton.

Voltando ao álcool (risos), essas são as marcas de cerveja que integram o portfólio da companhia. Você deve conhecer a maioria.

Cultura, marketing e distribui√ß√£o ūüŹÜ

Esses s√£o os principais elementos que a fizeram a maior.¬†Voc√™ j√° ter ouvido falar sobre o¬†“jeito¬†Ambev de ser“. A empresa sempre foi reconhecida pela sua cultura, que foi motivo de v√°rios livros e estudos ‚ÄĒ¬†ali√°s, eles est√£o¬†tentando mudar nos √ļltimos anos.

A empresa sempre investiu toneladas de dinheiro para exposi√ß√£o da marca e sempre soube jogar o jogo do marketing que de t√£o¬†“agressivo”, muitas vezes¬†beira o genial.¬†Lembra do ic√īnico caso da Brahma a R$ 1,00?

Junte tudo isso a facilidade de encontrar produtos…¬†S√£o mais de 100 centros de distribui√ß√£o pr√≥prios¬†espalhados pelo pa√≠s,¬†para abastecer os milhares de pontos de vendas pelo Brasil a fora.

  • Fa√ßa um¬†teste…¬†Procure o posto de gasolina mais pr√≥ximo e visite o bar da esquina.¬†√Č quase certo que voc√™ encontrar√° marcas da cervejaria aos montes.

Goste ou não, é um case a ser estudado. Esse livro mostra isso com maestria, com mais de 170 funcionários entrevistados e acesso aos principais executivos, que contam a história na biografia da cervejaria. Vale a pena.

Aproveitando o momento, qual sua cerveja favorita? Clique aqui para nos dizer.

COMPARTILHE

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conte√ļdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos neg√≥cios. an√°lises n√ļmeros e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

O diferencial na hora da compra

Nos √ļltimos dois anos, o¬†com√©rcio digital aumentou em uma escala sem precedentes. A disponibilidade dos¬†aplicativos de varejo¬†reformularam a forma como