Segundo Tom Alberg — ex-conselheiro da Amazon e um dos primeiros investidores da compahia —, uma das principais causas do sucesso da Amazon foi a capacidade de Jeff Bezos de tomar decisões.
Como o empresário criou uma empresa que vale quase US$ 2 trilhões, achamos que você gostaria de saber sobre os 5 princípios que Jeffinho usa para tomar decisões:
- 😃 Obsessão pelo cliente. Em vez de se concentrar em seus concorrentes, foque nos seus consumidores. Sempre se pergunte “qual é a melhor decisão para o cliente?” — mesmo que isso prejudique os resultados financeiros.
- 💡 Invenção e inovação constantes. A invenção está diretamente relacionada à satisfação do cliente. Portanto, busque descobrir como inventar seu próprio caminho para uma solução.
- 🍕 Excelência operacional. Aqui entra a famosa máxima de Bezos, de nunca fazer reuniões onde não seria possível alimentar todos os participantes com 2 pizzas.
- ⌛ Pensar no longo prazo. Esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes, buscando observar tendências e manter-se na vanguarda das novas demandas e realidades do mercado.
- 1️⃣ A filosofia do “Dia 1”. Bezos defende que a Amazon ainda está no começo e há muito a ser feito. O bilionário é otimista perante o futuro e age como se estivessem apenas começando.
Takeaway 💭
É claro que não há como garantir que 100% de suas escolhas sejam perfeitas, e ninguém está livre de tomar decisões erradas de vez em quando. Portanto, lembre-se: mais importante do que a sua decisão é como você conduz e reage aos resultados dela.
Boas decisões podem ser estragadas por ações posteriores ruins, da mesma forma que boas atitudes podem consertar escolhas equivocadas. Fique com essa. risos.