Começa hoje o julgamento de um dos casos mais icônicos da história do Brasil

Quase nove anos depois do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), os quatro acusados serão julgados pela Justiça brasileira, no que pode se tornar o maior parecer da história do país.

Relembrando o caso… Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, durante uma festa universitária na boate, um sinalizador, utilizado pelo vocalista da banda que tocava naquele dia, soltou faíscas, que atingiram o teto do local.

Isso provocou um incêndio na espuma de isolamento acústico, que é exigida pelo Ministério Público, mas que não tinha proteção contra fogo — que, por sua vez, até hoje não é obrigatória por lei.

  • Mais de mil pessoas estavam na boate, e a capacidade da casa noturna, segundo o Corpo de Bombeiros na época, era de 691 pessoas.

Ao todo, 242 pessoas foram mortas e outras 636 ficaram feridas. O acidente foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio.

Como vai funcionar o julgamento?

De um lado, o Ministério Público pedirá a condenação dos dois sócios da boate, do vocalista que utilizou o sinalizador e do produtor musical da banda.

Por outro lado, a defesa de cada um deles apresenta argumentos variados, incluindo, por exemplo, a omissão dos agentes públicos, que deixaram a boate funcionar normalmente. Veja as teses defensivas no detalhe aqui.

O júri popular, composto por 7 pessoas, que serão sorteadas daqui a pouco, será o responsável por condenar ou absolver os acusados. O julgamento não irá parar aos finais de semana e deve começar sempre às 9h.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo