E só deu #Retrospectiva2021 do Spotify no Instagram

Já cansou de ver seus amigos expondo o gosto musical nos Stories? Pois é, a gente também. risos. Ontem, o Spotify liberou a tão aguardada Retrospectiva 2021 em todo o mundo e mostrou quais foram os principais artistas, álbuns e músicas tocados no ano.

Antes de mais nada, por que eles investem tanto nisso? A resposta está no parágrafo acima, ou seja, nos Stories do seu Instagram. Pense no sentimento de quem não é assinante do Spotify hoje.

  • Essa é uma das mais belas estratégias de crescimento que o mercado conhece e se inspira — e os números provam isso.

A plataforma lançou essa ideia de Retrospectiva em 2017. Desde então, anualmente, a empresa vê um pico de downloads imediato. Veja o que aconteceu em 2020:

Traduzindo o gráfico: Ano passado, esse movimento foi responsável por aumentar os downloads do aplicativo do Spotify em 21% só na primeira semana de dezembro. Isso é bem relevante quando se tem 380 milhões de usuários assinantes.

Basicamente, a função reúne as músicas mais escutadas de cada usuário do aplicativo ao longo do ano, bem como os podcasts, playlists, álbuns e artistas favoritos — mas sempre, com alguma novidade inusitada.

Duas novidades interessantes deste ano:

  1. Mais de 100 vídeos de grandes artistas foram gravados e exibidos como forma de agradecer os fãs que mais escutaram. Recebeu algum?
  2. Pela primeira vez, a plataforma disponibilizou a possibilidade de compartilhamento direto no TikTok — o app mais viral de todos.

Curiosidade rápida: o gênero favorito dos brasileiros

Sertanejo. O Brasil respira isso. Sertanejo Pop ficou em primeiro, seguido de Sertanejo Universitário e, em terceiro, o Sertanejo propriamente dito.

Para entender a diferença dos estilos, é preciso escutar — sim, sabemos que tem quem vai ler isso torcendo o nariz. risos. Clique para ouvir a música mais escutada do país.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

DICAS

Eu ouvi sextou?

Já deu pra sentir aquele gostinho do final de semana chegando? Se ainda não bateu a animação, siga as nossas dicas