Marketplace de seguros

💰 Modelo de negócios

Seguros baratos? A Seu Guru é um marketplace que busca democratizar seguros para a população brasileira. Através de sua plataforma digital, oferece seguros e benefícios para profissionais autônomos (principalmente).

O foco inicial da insurtech está sendo em profissionais de salão de beleza, mas categorias como motoboys e diaristas já estão na mira da empresa — que também visa atender MEIs e pequenas empresas, futuramente.

A empresa obtém receita através de 3 formas:

  • B2C — fica com um percentual da venda do seguro através da plataforma;
  • B2B — venda direta para as empresas (exemplo: um salão de beleza compra seguro de vida para suas cabeleireiras);
  • B2B2C — Implantação de sua plataforma white label para grandes empresas (exemplo: se a Magalu decidir ter sua própria plataforma de seguros para seus lojistas).

👫 Quem está por trás desse negócio?

A Seu Guru foi fundada em dezembro de 2020 por Guto RamosRodrigo CastanhoThiago Souza e Felipe Souza. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).

📈 Recebeu investimentos?

🙋‍♂️🙋‍♀️ Maior desafio

“Mudar a mentalidade do profissional autônomo, fazendo com que a proteção pessoal e familiar possa ter um valor significativo na tomada de decisão dele.”

💼 Vagas em aberto na empresa

 Saiba mais clicando aqui.

🔮 Nossa análise

É um mercado multibilionário. De janeiro a junho deste ano, o setor de seguros brasileiro arrecadou R$ 145 bilhões — o que traz muitas oportunidades, mas também concorrência.

A Seu Guru não se limita a apenas profissionais autônomos. Assim, qualquer pessoa pode usar a plataforma para contratar um seguro, ou seja, a empresa pode atuar de forma ampla, captando valor através de diferentes públicos.

Vemos como uma força o fato da empresa ser um marketplace, o que gera uma relação de ganha-ganha com as duas pontas (clientes e seguradoras).

  • É o mesmo caso do Uber. Quanto mais motoristas, melhor para o cliente, e, quanto mais clientes, melhor para o motorista.

Pensando na relação CAC/LTV, as seguradoras tradicionais não conseguem lucrar oferecendo seguros de baixo custo. A Seu Guru, por ser digital, consegue ter escala ao oferecer esses produtos.

Outro ponto é que os maiores concorrentes da empresa são focadas em um tipo específico de seguro, enquanto a Seu Guru oferece diversas modalidades — como de carro, vida e casa.

Ponto de atenção: Por um lado, isso é positivo, pois amplia o leque de clientes potenciais. Por outro, a falta de foco, muitas vezes, pode prejudicar o desenvolvimento do negócio.

Além disso, as gigantes do setor de seguros são bastante capitalizadas. Dessa forma, mesmo que a Seu Guru tenha um foco em marketplace e agregue mais tipos de seguro, ter, por exemplo, uma Justos por perto, com R$ 200 milhões captados recentemente, pode ser um risco para o negócio.

🤔 O que você faria se fosse o CEO?

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

💬 Let’s talk bizness

Nesta edição, além de você responder o que faria no lugar dos founders, eles querem conversar com você!

Guto Ramos disponibilizou sua agenda para conversar com nossos leitores. Clique aqui para marcar uma hora.

📚 Para aprofundar

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisar, fique à vontade. É só clicar aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo