Escolhas difĂceis. Na vida, existem algumas questĂ”es complicadas que nos deixam em dĂșvida na hora de decidir. Pepsi ou Coca? iOS ou Android? Nike ou Adidas? Mas quando se trata de mĂșsicas e podcasts, o Spotify Ă© rei.
O serviço de streaming Ă© o mais utilizado no mundo â deu pra perceber pelos stories de ontem no Instagram â e deixa seus concorrentes â que incluem algumas Big Techs â no chinelo.Â
A concorrĂȘncia do Spotify đ„
Em 2015, a a empresa liderada por Tim Cook lançou o Apple Music. Poucos anos depois, foi a vez de Amazon e Google (YouTube) lançarem iniciativas no segmento.
São ameaças pro Spotify? Obviamente, sempre que uma Big Tech entra no seu mercado, é um motivo para se preocupar.
- AtĂ© o Jay-Z entrou nessa, lançando o serviço de streaming Tidal em 2015 â focado na qualidade dos ĂĄudios â, que foi vendido Ă Square em 2021, por US$ 300 milhĂ”es.
No entanto, mesmo com o surgimento de outros players no mercado, o Spotify seguiu â e segue â crescendo a passos mais largos que seus competidores. Como?
Os principais motivos do sucesso do Spotify đ
Um dos mais relevantes foi seu modelo freemium, em que os usuĂĄrios podem ouvir gratuitamente com anĂșncios ou pagar por uma assinatura sem anĂșncios â o que contribui muito para atrair novos downloads.
- Alem disso, eles fornecem 3 meses de teste gratuito. Convenhamos… depois de tanto tempo aproveitando todos os recursos do app, Ă© muito difĂcil voltar atrĂĄs e cancelar o plano. Great strategy.
Outro ponto forte do negĂłcio sĂŁo seus conteĂșdos exclusivos. A empresa jĂĄ fechou acordos de exclusividade de alguns podcasts, como o de Joe Rogan, Kim Kardashian e DC Comics â o que tambĂ©m ajuda a atrair novos clientes. Mas nem tudo sĂŁo floresâŠ
PolĂȘmica | Um grande desafio da companhia â ïž
Muitos artistas reclamam que o Spotify paga mal. Isso fez Taylor Swift boicotar a empresa em 2014, removendo todas as suas mĂșsicas da plataforma. O mesmo foi feito por Adele, 1 ano depois, e, posteriormente, por Jay-Z.
Por outro lado, por ter centenas de milhÔes de usuårios, a distribuição da plataforma é gigante. Assim, os 3 artistas acabaram se rendendo e colocando suas produçÔes de volta no serviço de streaming.
- Qual a melhor opção: Sair da plataforma porque ela paga pouco, ou ficar nela porque Ă© onde os clientes estĂŁo? It’s not that easy.
Takeaway đĄ
First move counts. Mesmo brigando com algumas das maiores empresas do mundo, o Spotify segue liderando, o que nos mostra que ser pioneiro em um mercado é uma grande em vantagem.
A empresa foi criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon, em 2006 â quando seus concorrentes ainda nem sonhavam com isso â, tendo sido capaz de combater a crescente onda de pirataria da indĂșstria musical.
AtravĂ©s da criação de um serviço inovador, reduziu perdas bilionĂĄrias dos artistas e tornou-se a maior empresa de streaming de mĂșsica do mundo.