O serviço de streaming que desbancou as Big Techs 🎧

Escolhas difĂ­ceis. Na vida, existem algumas questĂ”es complicadas que nos deixam em dĂșvida na hora de decidir. Pepsi ou Coca? iOS ou Android? Nike ou Adidas? Mas quando se trata de mĂșsicas e podcasts, o Spotify Ă© rei.

O serviço de streaming Ă© o mais utilizado no mundo — deu pra perceber pelos stories de ontem no Instagram — e deixa seus concorrentes — que incluem algumas Big Techs — no chinelo. 

A concorrĂȘncia do Spotify đŸ„ˆ

Em 2015, a a empresa liderada por Tim Cook lançou o Apple Music. Poucos anos depois, foi a vez de Amazon e Google (YouTube) lançarem iniciativas no segmento.

São ameaças pro Spotify? Obviamente, sempre que uma Big Tech entra no seu mercado, é um motivo para se preocupar.

No entanto, mesmo com o surgimento de outros players no mercado, o Spotify seguiu — e segue — crescendo a passos mais largos que seus competidores. Como?

Os principais motivos do sucesso do Spotify 🏆

Um dos mais relevantes foi seu modelo freemium, em que os usuĂĄrios podem ouvir gratuitamente com anĂșncios ou pagar por uma assinatura sem anĂșncios — o que contribui muito para atrair novos downloads.

  • Alem disso, eles fornecem 3 meses de teste gratuito. Convenhamos… depois de tanto tempo aproveitando todos os recursos do app, Ă© muito difĂ­cil voltar atrĂĄs e cancelar o plano. Great strategy.

Outro ponto forte do negĂłcio sĂŁo seus conteĂșdos exclusivos. A empresa jĂĄ fechou acordos de exclusividade de alguns podcasts, como o de Joe Rogan, Kim Kardashian e DC Comics — o que tambĂ©m ajuda a atrair novos clientes. Mas nem tudo sĂŁo flores


PolĂȘmica | Um grande desafio da companhia ⚠

Muitos artistas reclamam que o Spotify paga mal. Isso fez Taylor Swift boicotar a empresa em 2014, removendo todas as suas mĂșsicas da plataforma. O mesmo foi feito por Adele, 1 ano depois, e, posteriormente, por Jay-Z.

Por outro lado, por ter centenas de milhÔes de usuårios, a distribuição da plataforma é gigante. Assim, os 3 artistas acabaram se rendendo e colocando suas produçÔes de volta no serviço de streaming.

  • Qual a melhor opção: Sair da plataforma porque ela paga pouco, ou ficar nela porque Ă© onde os clientes estĂŁo? It’s not that easy.

Takeaway 💡

First move counts. Mesmo brigando com algumas das maiores empresas do mundo, o Spotify segue liderando, o que nos mostra que ser pioneiro em um mercado é uma grande em vantagem.

A empresa foi criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon, em 2006 — quando seus concorrentes ainda nem sonhavam com isso —, tendo sido capaz de combater a crescente onda de pirataria da indĂșstria musical.

AtravĂ©s da criação de um serviço inovador, reduziu perdas bilionĂĄrias dos artistas e tornou-se a maior empresa de streaming de mĂșsica do mundo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteĂșdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negĂłcios. anĂĄlises nĂșmeros e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

Estamos perdendo o bonde tech?

Voltando um pouco no tempo
 Ao olhar as empresas com maior valor de mercado do mundo, vemos algumas caras que não