O serviço de streaming que desbancou as Big Techs 🎧

Escolhas difíceis. Na vida, existem algumas questões complicadas que nos deixam em dúvida na hora de decidir. Pepsi ou Coca? iOS ou Android? Nike ou Adidas? Mas quando se trata de músicas e podcasts, o Spotify é rei.

O serviço de streaming é o mais utilizado no mundo — deu pra perceber pelos stories de ontem no Instagram — e deixa seus concorrentes — que incluem algumas Big Techs — no chinelo. 

A concorrência do Spotify 🥈

Em 2015, a a empresa liderada por Tim Cook lançou o Apple Music. Poucos anos depois, foi a vez de Amazon e Google (YouTube) lançarem iniciativas no segmento.

São ameaças pro Spotify? Obviamente, sempre que uma Big Tech entra no seu mercado, é um motivo para se preocupar.

No entanto, mesmo com o surgimento de outros players no mercado, o Spotify seguiu — e segue — crescendo a passos mais largos que seus competidores. Como?

Os principais motivos do sucesso do Spotify 🏆

Um dos mais relevantes foi seu modelo freemium, em que os usuários podem ouvir gratuitamente com anúncios ou pagar por uma assinatura sem anúncios — o que contribui muito para atrair novos downloads.

  • Alem disso, eles fornecem 3 meses de teste gratuito. Convenhamos… depois de tanto tempo aproveitando todos os recursos do app, é muito difícil voltar atrás e cancelar o plano. Great strategy.

Outro ponto forte do negócio são seus conteúdos exclusivos. A empresa já fechou acordos de exclusividade de alguns podcasts, como o de Joe Rogan, Kim Kardashian e DC Comics — o que também ajuda a atrair novos clientes. Mas nem tudo são flores…

Polêmica | Um grande desafio da companhia ⚠️

Muitos artistas reclamam que o Spotify paga mal. Isso fez Taylor Swift boicotar a empresa em 2014, removendo todas as suas músicas da plataforma. O mesmo foi feito por Adele, 1 ano depois, e, posteriormente, por Jay-Z.

Por outro lado, por ter centenas de milhões de usuários, a distribuição da plataforma é gigante. Assim, os 3 artistas acabaram se rendendo e colocando suas produções de volta no serviço de streaming.

  • Qual a melhor opção: Sair da plataforma porque ela paga pouco, ou ficar nela porque é onde os clientes estão? It’s not that easy.

Takeaway 💡

First move counts. Mesmo brigando com algumas das maiores empresas do mundo, o Spotify segue liderando, o que nos mostra que ser pioneiro em um mercado é uma grande em vantagem.

A empresa foi criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon, em 2006 — quando seus concorrentes ainda nem sonhavam com isso —, tendo sido capaz de combater a crescente onda de pirataria da indústria musical.

Através da criação de um serviço inovador, reduziu perdas bilionárias dos artistas e tornou-se a maior empresa de streaming de música do mundo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

ECONOMIA

Biden vai regular as criptomoedas? 

É… Os investidores de criptomoedas estão mais tensos do que você quando alguém te diz: precisamos conversar. Existe uma grande expectativa

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo